Formação

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Todo o programa de formação foi concebido e implementado pelas ONG Alisei e Zatona.

Entre as acções que tiveram de ser implementadas destaca-se o levantamento das organizações da sociedade civil, tais como associações de agricultores, de moradores, de jovens; pequenas e medias empresas privadas, ONG’s, tanto formais como informais.

 

Realizaram-se também vários encontros nas comunidades com o objectivo de conhecer o nível de operacionalidade e a disponibilidade de cada organização e transmitir as informações relativas ao projecto de forma a identificar as pessoas potencialmente interessadas a participar na formação para gestores dos GIME e na formação técnica sobre a manutenção e reabilitação de estradas.

 

Foram seleccionados candidatos em cada localidade, tomando em conta a igualdade e equidade do género para participar na formação e outros requisitos como o nível de formação (mínimo 6° classe); capacidade de liderança e reconhecimento a nível da comunidade; alguma experiência em gestão de associações e/ou de grupos de pessoas, assim como em participação em trabalhos de manutenção e/ou reparação de estradas e disponibilidade de tempo, para citar alguns critérios.

 

A formação tem sido feita em várias etapas com testes de avaliação. Ela é de carácter teórica e prática e as temáticas variam.

 

Para a constituição dos GIME, foram dadas noções sobre associativismo e empresas, significado e gestão de empresa; o que é o GIME, seus órgãos e seu funcionamento e organização do trabalho das brigadas (programação dos trabalhos).

 

Aos participantes foram igualmente transmitidos conhecimentos sobre gestão e solução dos conflitos e noções básicos de carácter jurídico relacionadas com a gestão de contratos de prestação de serviços.

 

Numa segunda fase, foi realizada uma formação para os membros do corpo directivo em que foram abordados temas relacionados com a gestão do GIME, nomeadamente participação em concursos para prestação de serviços; gestão do GIME: papel dos gestores, preparação e apresentação de orçamentos, preparação e apresentação de facturas, preparação e preenchimento de fichas de presencia, de pagamento individuais e outros documentos administrativos; aquisição e gestão do material e equipamentos; fiscalização e acompanhamento dos trabalhos das brigadas e relacionamento entre os gestores e as diferentes brigadas.

 

Por sua vez, aos representantes de brigadas foram ministrados conhecimentos básicos relativamente às estradas, aos principais cuidados a ter para a sua manutenção, à organização pratica dos trabalhos das brigadas.

 

Neste sentido, os formandos obtiveram informações sobre a estrutura de uma estrada e suas características geométricas; as características dos materiais utilizáveis para as estradas em terra, modalidades e técnicas de execução dos trabalhos de manutenção (apresentação de amostras de diversos materiais); o compactamento e o grau de humidade; os princípios básicos da drenagem e os principais problemas que podem apresentar uma estrada em terra e técnicas de resolução dos mesmos.

 

Mais recentemente foi dado mais um passo em frente, com a aprendizagem de técnicas de tapagem de buracos em asfalto.

 

Em todo este processo, cerca de 350 pessoas foram formadas.

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